sábado, 31 de janeiro de 2015

POSTAGEM 34: THE HOOD (CAT-MAN COMICS 8)


Mais um personagem muito legal que frequentava a revista Cat-Man Comics é The Hood. Herói inicialmente sem poderes que combatia o crime simplesmente vestido com seu uniforme, ao longo do tempo foi ganhando poderes jamais totalmente explicados.
Mais uma vez, cabe o alerta de que algumas histórias da Era de Ouro, por estarem inseridas no contexto da segunda guerra, estavam carregadas de sentimento xenófobo e até mesmo racista. Este é o caso desta história, visivelmente influenciada pelo sentimento de revolta dos estadunidenses após o ataque a Pearl Harbor, ocorrido em 7 de dezembro de 1941. Nossa história é de março de 1942, poucos meses após o ocorrido.
Desta vez, o personagem histórico ridicularizado para insuflar o espírito americano é o imperador Hirohito.
Vale o registro!






sábado, 24 de janeiro de 2015

POSTAGEM 33: CAT-MAN (CAT-MAN COMICS 8)


Sou fã de Cat-Man e não é a toa que este personagem abriu a coletânea do projeto Golden Age.
A revista Cat-Man Comics 8, além de trazer a estreia de Volton, tem também muita coisa legal.
Obviamente, eu não poderia deixar passar em branco a história do protagonista da revista.
Nesta história temos a presença de Kitten, a sidekick de Cat-Man e dos sempre presentes nazistas infiltrados em solo americano.
Esta é a segunda história de Cat-Man que restauro em que ele utiliza uma de suas nove vidas para ressuscitar. Acho difícil ele ter usado apenas mais sete em todas as outras histórias. Mas aí é que está o legal da Era de Ouro: ninguém estava contando!
Boa leitura!









sábado, 17 de janeiro de 2015

POSTAGEM 32: VOLTON (CAT-MAN COMICS 8)


Considerado como o primeiro trabalho profissional de Joe Kubert, Volton é um daqueles personagens que inspiraram muitos criadores ao longo dos anos.
Nas histórias dos Invasores, publicadas pela Marvel muitos anos depois, Volton é mencionado como sendo o segundo androide criado pela tecnologia desenvolvida pelo Doutor Phineas Horton, pai do Tocha Humana original, cuja primeira história já foi postada neste blog.
Boa leitura!







 

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

POSTAGEM 31: CAPITÃO ÁTOMO (SPACE ADVENTURES 33)


Nossa primeira postagem do ano traz mais um ícone dos quadrinhos, o Capitão Átomo.

Reconheço que se trata de um personagem de transição entre a Era de Ouro e a Era de Prata, mas vale muito a pena abordar os personagens da Charlton e suas origens, pois a maioria de nós só conhece a versão “DC Comics” destes personagens.

O Capitão Átomo é um excelente exemplo, sendo considerado o primeiro personagem co-criado por Steve Ditko.

Confesso que não conhecia o metal Diulustel. Não sei se foi alguma vez abordado nas histórias da DC, mas nas da Charlton era presença recorrente.

A história a seguir é de Março de 1960, sendo que a Era de Prata teve seu início oficial em Outubro de 1956, com a revista Showcase que apresentava o Flash Barry Allen.

Mas, como nunca fui fã destas parametrizações dos quadrinhos, vou me reservar ao direito de postar esta e algumas outras histórias interessantes da Charlton, no futuro.

Boa leitura e feliz 2015 a todos!