sábado, 25 de julho de 2015

POSTAGEM 57: AURO, LORDE DE JÚPITER (PLANET COMICS 43)


Voltamos a Planet Comics, de julho de 1946, com mais um personagem símbolo da ficção científica da era de ouro: Auro, Lorde de Júpiter.
Apesar do título ser um dois mais longevos de Planet Comics, dois personagens o encarnaram. O primeiro era um tipo de Tarzan do espaço, acompanhado por um tigre-dentes-de-sabre, com músculos poderosos devido à gravidade de Jupiter. Essa encarnação do personagem apareceu entre as edições 1 e 29.
A segunda encarnação, postada a seguir, iniciou onze edições após o término de sua antecessora, no número 41. Nela, o jovem cientista Chester Edson cai em Júpiter e seu espírito é transferido para o corpo do Auro original, que é ressuscitado como um herói estilo “Flash Gordon”, como veremos.
O interessante é a relação espírito-corpo observada entre Auro e Chet, muito similar à do Professor Stein e Ronnie Raymond, ocorrida anos após, em Nuclear. Provavelmente mais uma fonte de inspiração.






 

2 comentários:

  1. Muito interessante Marcelo.

    Ao ler sua matéria acima lembrei-me vividamente de um personagem excelente que também tem sua mitologia ligada à Júpiter e que, infelizmente, a Editora Abril não completou sua saga. Estou falando de Storm, de Don Lawrence.

    Conhece? É uma obra excelente que ainda tenho a esperança de um dia vê-la lançada integralmente no Brasil.

    Grande Abraço!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo! Olha, se teve um cara que quase chorou ao ver que o número 11 de Storm jamais sairia, fui eu! Até hoje não entendo por que aquela série foi descontinuada. Taí uma excelente sugestão sua para uma republicação. Um abraço!

      Excluir