sábado, 27 de junho de 2015

POSTAGEM 53: SPY SMASHER (WHIZ COMICS 5)

Mais um herói de grande destaque da Era de Ouro, Spy Smasher figurava ao lado de Capitão Marvel como um dos maiores personagens da Fawcett Comics.

Criado por Bill Parker e C.C. Beck, sua estreia ocorreu junto com a do Capitão Marvel, em Whiz Comics 2, de fevereiro de 1940, que foi a primeira edição da Whiz Comics, como já explicado no Projeto Golden Age.
Assim como Batman e o Besouro Azul, Alan Armstrong, identidade secreta do Spy Smasher, conta com suas habilidades de detetive e de luta para combater inicialmente, a ameaça nazista e, após a segunda guerra, crimes em geral, quando teve seu nome mudado para Crime Smasher.
Em 1942, foi realizada uma série televisiva de 12 episódios, produzida pela Republic Pictures, estrelada pelo herói. A série é muito elogiada pela crítica até hoje.
Quando a DC adquiriu os direitos da Fawcett, Spy Smasher passou a figurar na galeria de heróis da editora, sendo colocado na Terra-S, olha ela aí de novo, até a Crise nas Infinitas Terras.
Após a Crise, fez aparições esporádicas no universo DC, sendo a de maior destaque a participação na fantástica reformulação do Capitão Marvel promovida por Jerry Ordway nos anos 90, onde um já idoso Alan Armstrong relembra suas atividades como espião no passado.
Ainda na televisão, participou de um episódio da Liga da Justiça sem Limites, “Ato Patriota”, em uma ação com imagens em preto e branco.
A história que leremos a seguir foi publicada em Whiz Comics 5, de junho de 1940. Como curiosidade, fica a paródia ao “Acredite se Quiser!” de Robert Ripley, quando Eve lê a coluna que tinha chamado sua atenção em um jornal antigo. A coluna “Believe it or Not!” foi publicada em inúmeros jornais em todo o mundo na época. Depois, a série televisiva, apresentada por Jack Palance, produzida nos anos oitenta e transmitida no Brasil pela extinta e saudosa Rede Manchete, fez também muito sucesso.
No original, Eve lê a coluna “Don’t You Doubt It”, que tomei a liberdade de traduzir como “Acredite se Puder”.
Boa leitura!







 
 

2 comentários:

  1. Excelente Introdução à História Marcelo.

    Contextualizou muito bem.

    Taí outro personagem que bem que poderia habitar aquele Universo que já comentamos: Universo da Era de Ouro, onde todos esses personagens poderiam ser novamente abordados sob esse Selo.

    Um sonho que ainda gostaria de ver realizado.

    Abc!!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que esse Universo da Era de Ouro faria muito sucesso e rivalizaria com várias publicações contemporâneas. Spy Smasher é um clássico que tenho certeza muitos roteiristas de renome gostariam de abordar. Um abraço!

      Excluir