sábado, 31 de janeiro de 2015

POSTAGEM 34: THE HOOD (CAT-MAN COMICS 8)


Mais um personagem muito legal que frequentava a revista Cat-Man Comics é The Hood. Herói inicialmente sem poderes que combatia o crime simplesmente vestido com seu uniforme, ao longo do tempo foi ganhando poderes jamais totalmente explicados.
Mais uma vez, cabe o alerta de que algumas histórias da Era de Ouro, por estarem inseridas no contexto da segunda guerra, estavam carregadas de sentimento xenófobo e até mesmo racista. Este é o caso desta história, visivelmente influenciada pelo sentimento de revolta dos estadunidenses após o ataque a Pearl Harbor, ocorrido em 7 de dezembro de 1941. Nossa história é de março de 1942, poucos meses após o ocorrido.
Desta vez, o personagem histórico ridicularizado para insuflar o espírito americano é o imperador Hirohito.
Vale o registro!






2 comentários:

  1. Olá Marcelo...

    Tudo bem?

    Muito pertinente sua contextualização a respeito dessa história. Aliás, erra qualquer pessoa que ler uma obra, seja ela qualquer que seja, sem antes tentar minimamente entendê-la sob a ótica do "Espírito da Época". Esse é, quase sempre, o problema de alguns filmes e livros que tentam retratar uma época sob a visão contemporânea. Ou seja, acabam por retratar um personagem ou uma época apenas colocando um figurino ou cenários diferentes, porém mantendo uma narrativa equivocada à luz do que se pensa atualmente. Acho isso um dos maiores erros que se pode cometer. Exemplos disso em minha opinião foram as versões para a história de Noé e Moisés recém lançadas nos cinemas. Histórias recheadas de elementos atuais.

    Parabéns pela postagem!!

    Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo! Coincidentemente, assisti a esse filme do Moisés na semana passada e tive a mesma impressão que você. O pessoal tenta mesclar temas atuais com situações que certamente não apresentaram esse grau de complexidade em seu período histórico. É um grande erro mesmo! Um abraço!

      Excluir