sexta-feira, 28 de novembro de 2014

POSTAGEM 26: ROBIN Y EL MURCIÉLAGO 4


Em 1948, pelo menos a maioria dos espanhóis simplesmente desconheciam a existência de Batman. Mas não pense que isso é um privilégio dos espanhóis. Lembremos que naquela época “desglobalizada”, sem a internet que se tornou vital para muitos, as notícias e novidades não eram tão difundidas.
Assim, dois jovens decidiram copiar quadro a quadro as aventuras desenhadas por Bob Kane para seu principal personagem, o Batman. Assinavam como Julio Ribera nos desenhos e Walter Benson nos roteiros. Isso se estivermos falando realmente de duas pessoas. Deram à sua cópia o nome de Robin y el Murciélago (Robin e o Morcego).
Mas então, talvez por cansaço ou por não conseguirem mais acesso ao material original, os dois “autores” decidiram criar suas próprias aventuras.
Os espanhóis foram então apresentados às histórias de um Robin ultraviolento, quase sempre portando uma arma de fogo, que frequentemente necessitava ser acalmado pelo seu companheiro, Bat... quer dizer, o Morcego.
Isso mesmo, nessas histórias, o Morcego era o mero companheiro de Robin, o protagonista da revista.
Mas, em algumas aventuras, o Morcego também deixava aflorar seu lado mais psicótico e caia matando, literalmente, em cima dos bandidos. Chegou até a lançar granadas de mão sobre eles.
Bob Kane nunca ficou sabendo do ocorrido, pelo menos à época do plágio. Para ele, talvez, a Espanha fosse um mercado isolado com pouco potencial. Mal sabia ele o que era feito do outro lado do Oceano.
Estou postando a edição de número 4, que talvez seja a mais emblemática da série, onde Robin porta a famosa metralhadora e enche de balas os criminosos. Todos os cadernos da série terminam com um evento dramático, para que o leitor compre a próxima edição, ávido por saber do desfecho da trama. Assim, infelizmente, vai ficar faltando o final da história, pois caso contrário eu teria de postar todas es edições, e este não é o objetivo do blog.

Não tem jeito de não se divertir com essa história. Boa leitura!
 










 






domingo, 16 de novembro de 2014

POSTAGEM 26: TRUE CRIME COMICS 2


Jack Cole, mais um gênio dos quadrinhos pouco reconhecido ou lembrado. No projeto Golden Age, fizemos questão de colocar histórias emblemáticas do Homem Borracha e mais um trabalho histórico do gênio, feito para outro personagem emblemático: o Daredevil original.

Nota-se perfeitamente que o gênero das histórias policiais era um dos preferidos de Jack. Isso é evidenciado pelos textos longos e cuidado nos desenhos, quando criava para este tipo de publicação.

Um belo exemplo é a revista True Crime Comics. Reproduzo aqui uma das histórias do número 2 desta revista. Foi uma história polêmica para a época, que continua surpreendendo o leitor até hoje, tamanha a crueza com que os fatos são expostos.

Vamos ficar então com esta obra prima.















domingo, 9 de novembro de 2014

POSTAGEM 25: WAMBI (JUNGLE COMICS 1)

Mais uma postagem de Jungle Comics 1. Desta vez temos Wambi, o Garoto da Selva. O personagem fez muito sucesso e depois também adquiriu publicação própria, mostrando mais uma vez a força do gênero de heróis da selva na Era de Ouro.











sábado, 1 de novembro de 2014

POSTAGEM 24: TABU (JUNGLE COMICS 1)

Mais uma de Jungle Comics 1, e mais uma de Fletcher Hanks, o gênio das punições mais criativas dos quadrinhos.

 Nessa história o enredo das histórias de Hanks se repete: bandidos fazem uma grande maldade e são severamente punidos por um ser de capacidade superior. Mas não tem como enjoar desse enredo recorrente, já que as punições são sempre um show à parte.

Boa leitura!