sábado, 3 de maio de 2014

POSTAGEM 6: EL SUPERHOMBRE (EL SUPERHOMBRE 1)

Que a Era de Ouro é um baú cheio de surpresas e momentos especiais das histórias em quadrinhos, ninguém duvida. Mas tem algumas coisas que podem surpreender até mesmo o mais frio dos leitores. Uma delas é El Superhombre.

Essa revista foi publicada na Espanha a partir de 1957 e teve 68 números. Não vou contar muito mais pois pode estragar algo da história que postaremos aqui. No futuro falaremos mais sobre este incrível e inusitado personagem.
Muitos devem estar se perguntando: Puxa vida, como os espanhóis puderam fazer um plágio tão claro do Superman? Muita calma nessa hora, pois em 1940 foi publicado em Barcelona Ciclón, El Superhombre, que nada mais era que as tiras do Superman de Siegel e Shuster publicadas em espanhol, sem a devida autorização, obviamente.
Para dar uma disfarçada, nas capas das revistas, que eram coloridas, Ciclón aparecia trajando amarelo ou cinza no lugar do azul do uniforme do Superman. O nome Ciclón veio de "Ciclone, l´uomo d´aciaio" (Ciclone, o homem de aço), publicação italiana que primeiramente disponibilizou as histórias do Superman na Italia, obviamente, também sem a devida autorização.
 
A publicação espanhola de Ciclon, trajando amarelo....
... e cinza.
 
Quando toda essa história foi descoberta pelos editores americanos do Superman, a distribuição de Ciclone foi proibida na Italia, o que não impediu a publicação de mais alguns números, com roteiros genuinamente italianos, escritos por Vincenzo Baggioli e desenhados por Zenobio Baggioli. Estas edições foram as posteriormente publicadas em Barcelona.
Mas essa já é uma outra história. Ficamos com nosso Superhombre: Juanito Montalbán.
 










 

Um comentário:

  1. Olá Marcelo

    Realmente incrível essa história que você desvenda acima. Eram mesmo outros tempos aqueles. Acredito que muito dessas publicações sem autorizações eram feitas sem o conhecimento ou mesmo a devida importância aos direitos autorais. Coisa que se consolidou ao longo do século XX. Até mesmo porque em tempos sem internet como eram aqueles era quase impossível se cobrir ou se saber o que acontecia em outros países.

    Isso mostra o quanto a Era de Ouro é, como vc mesmo falou um Baú de surpresas.

    Gde, Abc.!

    Marcelo.

    ResponderExcluir